Saiba como usar Marketing de Conteúdo
Seja para aumentar o número de vendas ou promover melhor a sua marca, trabalhar com marketing de conteúdo pode trazer excelentes resultados. Entenda como a partir de um bom planejamento estratégico podemos atrair leads qualificados para o seu mercado com Marketing de conteúdo.
O primeiro passo é saber que aumentar o número de leads significa guiá-los por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão, é neste momento que entra nosso plano estratégico. Defina quais serão os seus canais de conteúdo para atrair leads:
- Blogs
- Redes Sociais
- Materiais ricos e informativos (E-book/Infográfico/Manual)
- Sites de vídeo
- E-mail Marketing
- Posts de blog com o objetivo de educar seus leads e gerar o primeiro relacionamento.
- Vídeos instrutivos e conteúdos multimídia podem ajudar em um primeiro contato.
- E-books, geralmente pedem dados do cliente em troca do download, estando no topo do funil, o ideal é que estes e-books sejam direcionados para um público mais amplo.
#Dica00K Existem ferramentas de automação que gerenciam o fluxo de nutrição de seus leads. Isso acontece quando ele realiza alguma ação (baixa um e-book/infográfico/planilha).
Essas ferramentas fazem a captação de informação sobre o lead (nome/idade/e-mail/interesses) e realiza a personalização de mensagem. O resultado é a criação de campanhas personalizadas, seu lead recebe a informação que lhe interessa, e mais que isso, você tem a oportunidade de qualificar melhor seus futuros clientes passando, assim, a mensagem certa, no momento certo.
Se é possível fazer este fluxo de nutrição manual, sem o uso de ferramentas? Sim, é possível. Talvez demande um pouco mais de trabalho por parte da sua equipe, e exija uma atenção redobrada também, na hora de fazer a captação de informação de seus leads.
Transformando Leads em Clientes
Após seu lead ter passado por todo processo de qualificação para se tornar um possível cliente. Ele é direcionado para equipe de vendas.
Neste momento, não basta o lead estar pronto para a compra, o vendedor tem que estar pronto para a venda, finalizando uma etapa e entendendo todas as fases que seu lead passou.
Durante este ciclo comercial a oferta de vendas é disponibilizar exatamente a solução que o cliente procura.
Faça Testes A/B-C-D-E…
Aqui vai uma pequena dose de realidade, se você chegou até aqui, ótimo! Talvez você esteja super empolgado e querendo o mais rápido possível aplicar e montar sua própria estratégia para geração de leads.
Já sabemos que não existe mágica ou uma fórmula infalível que possa garantir resultados rápidos e positivos, tudo é teste e mais teste. A montagem de sua estratégia, o estudo de dicas, e a realização de testes vão ao longo do tempo mostrando seus resultados.
Trabalhar com Marketing de Conteúdo exige antes de tudo, paciência.
Por mais relevante que seja seus materiais informativos, por mais bem preparado que estejam seus canais de conteúdo, ainda assim não é garantia de que haverá dentro de poucos dias um número absurdo de novos clientes, e que suas vendas irão subir rapidamente. Então na dúvida, faça mais testes!
Faça testes, analise os resultados, busque corrigir os erros, refaça ou reformule conteúdos. Compreenda que todo esse processo de atrair novos leads não é fácil, mas o Marketing de conteúdo nos ajuda a superar esta barreira e, melhor ainda, a trazer leads que estarão qualificados e prontos para se tornar clientes e possíveis promotores da sua marca.
Tags:marketing de conteúdo, marketing digital
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