Estratégias de vendas com Frete Grátis
Muito se discute entre os varejistas o uso do frete grátis, como e quando usar. Para os consumidores isso é um dos fatores que pode decidir sua compra no site.
Se você acha que o uso estratégico do frete grátis é irrelevante, considere que mais de 50% das pessoas desistem da compra quando visualizam o valor do frete. Segundo dados da ComScore.
Por essa razão preparamos neste artigo, inspirado no dia do frete grátis, algumas estratégias para ajudar você a se planejar melhor, ou até mesmo, a ter alguns insights de vendas onde o uso do frete grátis torne-se um aliado seu, e não um inimigo.
Defina o objetivo de sua campanha (Volume de vendas x Alcance da marca) e Planeje campanhas sazonais
Em algumas datas especiais o consumo pode aumentar absurdamente, dependendo do segmento em que atua suas oportunidades também. E o uso do frete grátis para determinado valor mínimo de consumo é uma boa estratégia de conversão.
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Regras do frete grátis
Tenha em seu site bem definido e de fácil compreensão às suas regras para uso do frete grátis. Para varejistas que possuem mais de um departamento de vendas no site, as regras podem ser diferentes. Esclareça isso para o seu cliente.Identifique os produtos que valem a pena oferecer frete grátis
Analise bem as categorias que são mais viáveis para arcar com este custo. Durante esse processo de escolha, tenha em mente que o valor da entrega irá influenciar no preço oferecido pelo comércio eletrônico. A ideia é que o uso do frete grátis seja e resulte em um investimento, mesmo que inicialmente pareça apenas um prejuízo, por essa razão sua equipe de marketing e vendas deve ter tudo muito bem planejado.Monitore seus concorrentes
Acompanhe os valores e prazos praticados pelos seus principais concorrentes e ofereça opções competitivas.Acompanhe seus dados
Atualize e monitore os indicadores que mostra os valores da sua receita, e o percentual gasto com esse tipo de encargo. Além, dos preços aplicados nos produtos e as tarifas para cada localidade. Com esses dados atualizados constantemente, você e sua equipe pode se planejar melhor e implementar ações que podem gerar bons resultados.Tenha parceiros
Se você usa apenas Correios, comece a considerar novas possibilidades de entregas, negocie com transportadoras e serviços de motoboy. Busque novos aliados e aprimore sua gestão financeira neste aspecto.Negocie também com o seu consumidor, o contato com o cliente é fundamental e pode gerar melhores resultados Otimize suas rotas, você pode oferecer frete grátis para clientes que estejam perto do seu centro de distribuição, caso você possua mais que um estoque e uma loja física ofereça retirada na loja ou no seu estoque, determine valores mínimos de consumo.
Trabalhe diversas possibilidades aplicáveis ao seu negócio para uso do frete grátis, em algumas situações se forem muito bem alinhadas e planejadas cuidadosamente você atrai novos clientes, fideliza os já existentes e aumenta seu ticket médio.
Tags:comércio eletronico, e-commerce, frete grátis, vendas
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