Dicas campanhas sazonais no mundo digital
Atenção especial a datas sazonais para criação de campanhas com descontos e promoções inteligentes com objetivo de impulsionar as vendas, fidelizar ainda mais os clientes já existentes e conquistar os novos.O natal reina em primeiro lugar como a data que mais movimenta o comércio brasileiro, seguindo em segundo lugar o Dia das Mães que embora pesquisas mostrem que o consumo nesta data nos últimos anos não venha crescendo muito, ainda assim ocupa a segunda melhor posição para vendas. E em terceiro lugar o Dia dos Namorados.
Por esses motivos se o seu negócio pode se beneficiar com essas datas, redobre seus esforços e seja criativo na hora de produzir suas campanhas online.
Preparamos neste artigo algumas dicas valiosas para você ter insights na hora de produzir e divulgar suas campanhas em datas comemorativas.
- Esteja presente nas principais redes sociais e escolha as que melhor se enquadrem com o perfil do seu negócio
- Faça disparo de e-mail marketing, prenda a atenção do cliente com envio de cupons de descontos, códigos promocionais.
- Antecipe-se! Não crie suas campanhas na mesma semana da data em comemoração, esteja preparado e com tudo planejado dias antes da data, em alguns casos um mês antes. Muitos consumidores se organizam e planejam com antecedência, principalmente se falando de compra feita online. Esteja vários passos à frente do seu consumidor e surpreenda-o.
- Não peque no atendimento. Não basta ter a campanha perfeita, rodando lindamente nas redes sociais e muito bem rankeada se sua empresa falha na atenção e dúvidas do consumidor. Garanta que o seus canais de atendimento ao cliente esteja em total funcionamento e se for preciso amplie estes canais para melhor atendê-los.
Dicas de conteúdos promocionais para criação de campanhas:
Campanhas estilizadas personalizadas de acordo com o tema, fazem toda diferença na hora de anunciar seus produtos. E manter este padrão visual em todas as redes sociais cria um vínculo com o cliente e facilita na memorização da marca e campanha.
Criação de uma landing page especial com produtos personalizados, ou, que tenha relação com a data comemorativa para serem presenteáveis. Você pode personalizar uma página, ou o site por completo. Faça testes conforme as datas surgem, e analise quais atraíram mais visualizações e principalmente conversões.
Ofereça descontos e promoções. Por exemplo:
- Descontos de 20% acima de R$200 de compra
- Frete grátis acima de R$150 de compras
- Compartilhe essa promoção na sua timeline e ganhe R$30 de desconto na compra de qualquer produto da loja
Sair do convencional também podem dar excelentes resultados. Fazer campanhas com sorteios ou concursos para ganho de prêmios é uma forma de ganhar novos clientes, se sua empresa pode fazer este tipo de investimento, faça. Quer exemplos?
- Campanha dia dos Namorados: Faça um vídeo de 20 segundos e conte para nós o que é o amor para você? Escolheremos 3 vídeos ganhadores, para um almoço ou jantar no restaurante “Comidinha Boa”.
- Campanha de Natal: Tire uma foto da sua noite natalina e mande pra gente, as cinco melhores fotos ganhará um vale presente no valor de R$50 na próxima compra.
Produtos mais vendidos na data, não é uma regra! Presentear, para muitos é extremamente pessoal e há muitas pessoas que fogem dos presentes tradicionais para presentear com produtos específicos e de gosto pessoal.
Tenha estrutura para atender a demanda, certifique-se que seu estoque está alinhado com o possível aumento de produção e vendas. E pense única e exclusivamente no perfil do seu cliente, não crie a campanha para você. Na hora de produzir suas campanhas, seja criativo, use e abuse de conteúdos relevantes e tenha estratégias condizentes aos seus objetivos e metas de vendas.
Tags:campanhas sazonais, ecommerce, vendas online
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