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Como vender através dos canais de marketplace

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Cada dia mais, as empresas procuram novas formas de oferecer seu inventário de produtos para o consumidor. A última tendência tem sido os Marketplaces. Varejistas de grande representatividade no mundo digital passaram a atuar como Marketplaces, oferecendo produtos de terceiros em sua loja virtual.

O que são Marketplaces?

Marketplaces são por definição um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa “mercado” e place, que significa “lugar”. O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual como no caso que abordaremos.

Por que vender através dos Marketplaces?

Dificilmente um varejista comum conseguiria sozinho reunir o tráfego que hoje tem os Marketplaces somados. São mais de 238,8 milhões de visitantes únicos por mês. Só o MercadoLivre apresenta um tráfego mensal de 127,3 milhões de visitantes únicos. Devemos considerar também que segundo a ComScore, os marketplaces dominam as primeiras posições no ranking de audiência do setor de varejo online no Brasil.

Se essas informações por si só não te convenceram, confira abaixo alguns números relevantes:
  • Integração com o MercadoLivre

    127,3 milhões

    visitantes únicos/mês.

  • Integração com B2W

    64,8 milhões

    visitantes únicos/mês.

  • Integração com cnova

    35,7 milhões

    visitantes únicos/mês.

  • Integração com o Walmart

    11 milhões

    visitantes únicos/mês.

* Os marketplaces, dominam as primeiras posições no ranking de audiência do setor de varejo online no Brasil, segundo o comScore.

Como funcionam os Marketplaces?

Hoje as empresas trabalham de forma bastante parecida. A maioria delas utilizam as mesmas regras, ou seja, é preciso efetuar um cadastro no sistema para ser validado. É preciso ter empresa aberta e ter um CNPJ válido.
A partir da aprovação, lhe sera apresentado um procedimento para que você possa subir seus produtos com titulo, preço, fotos e descrição.

É importante lembrar que seus produtos estarão disputando espaço com outros vendedores, e com o próprio marketplace em alguns casos.

10 dicas para você se destacar na multidão?

É evidente que suas chances de conversão são muito maiores dentro dos Marketplaces. Mas existem alguns pontos que devem ser considerados para que seu sucesso seja garantido:
  1. Escolher fotos de qualidade

    Lembre-se que as imagens são um dos fatores que mais atraem cliques. Faça bom uso desse recurso evitando usar imagens com baixa resolução, pequenas demais ou que não exibam detalhes relevantes do produto.

  2. Títulos bem construídos

    O título do seu produto deve ser o mais preciso possível. Procure utilizar o nome exato do produto e no caso de haver um modelo especifico, deixe isso bem claro. Títulos de produtos de um modo geral são considerados como H1. Ou seja, é o elemento de mais relevância na página.

  3. Descrição completa

    Anúncios com descrições minuciosas tendem a ser mais eficientes. Procure se colocar no lugar do comprador. Note que qualquer informação que não esteja bem explicita na página, pode fazer com que o cliente procure em outro local, fazendo com que você perca uma possível conversão.

  4. Preço

    Não é segredo que geralmente quem tem o menor preço, tem o maior índice de conversão. Procure ser competitivo em relação a sua concorrência. Estabeleça um preço justo considerando a oferta e a demanda. Considere que em alguns casos bastante específicos o preço não é mais importante que a própria experiência de compra. Estude seu produto e o seu público alvo para estabelecer seus próprios critérios de precificação. E mantenha-se sempre atualizado.

  5. Vantagens ao comprador

    Criar vantagens que atraiam o interesse do cliente geralmente são um bom caminho. Faça uso de “Frete Grátis”, entrega rápida, atendimento de qualidade. Se o seu anúncio for exatamente como o do seu concorrente, você estará sendo norteado pela “sorte”. Crie vantagens para seu cliente. São oportunidades a mais para seu negócio.

  6. Você tem uma reputação a zelar

    Tenha um atendimento de primeira. No caso de comercializar através de marketplaces, você não só terá que zelar pela reputação da sua marca, mas também pela reputação do próprio Marketplace afim de não perder o direito de participar.
    Para vendedores do MercadoLivre, devemos somar ainda o critério de “Qualificação”, que pode definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Fique atento ao que o seu cliente tem a dizer sobre você.

  7. Controle seu estoque

    Jamais permita que um cliente compre um produto que você não tem para entregar. Controlar seu estoque é essencial, tanto para formular estratégias precisas para saúde do seu negócio, quanto para manter a reputação da empresa. Lembre-se que quando uma loja física comete uma falha, as pessoas reclamam com conhecidos. No caso de uma compra via loja virtual, as pessoas tendem a reclamar na interner. Nesse caso, a força da reclamação é ainda mais impactante.

  8. Entenda as regras do seu marketplace favorito

    Embora a mioria dos marketplaces trabalhe de forma bem parecida, é importante estar ciente de todas as regras de onde você vai operar. Existem algumas especificidades que podem gerar problemas no futuro caso sejam desprezadas. Fique atento também a todas as taxas praticadas. Para marketplaces que permitem meios próprios de pagamento, fique sempre atualizado quanto as regras dos mesmos.

  9. Automatize a sua operação

    Com algum tempo vendendo, é muito provável que você sinta a necessidade de contratar mais recursos humanos para lhe auxiliarem. Quando chegar esse momento, considere se não existe alguma ferramenta que possa lhe ajudar a administrar sua operação de forma mais assertiva. Lembre-se que quanto maior o número de pessoas envolvidas em uma operação, maiores são as chances de falhas. E maiores serão os seus custos trabalhistas. Procure automatizar tudo o que puder, e trate apenas o que é exceção. – Que tal conhecer os recursos da 00K para marketplaces

  10. Seja um vendedor amigo do seu marketplace

    Colabore compartilhando seus feedbacks com seu marketplace. Grande parte deles ainda esta evoluindo no processo, e estão abertos a sugestões. Seja participativo!

Agora que você já esta familiarizado com o termo, é hora de colocar a mão na massa

Listamos abaixo, os links para você se cadastrar nos principais marketplaces do Brasil!

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