Retrospectiva do e-commerce em 2014
Iniciamos o ano de 2015 acreditando que o e-commerce no Brasil tem se tornado cada vez mais promissor. Analisando alguns números, temos a plena certeza de que foi um dos, se não o melhor ano de todos os tempos para varejistas virtuais. Vamos considerar algumas datas especiais para obtermos um panorama mais assertivo sobre como o comportamento dos compradores e o que isso representa para nossa economia.1- Dia do consumidor
Segundo relatório divulgado pela E-Bit, o Dia do Consumidor Brasil movimentou R$ 174 milhões de reais em um único dia. A ação organizada pelo grupo Buscapé, previa um crescimento de 55% en relação ao ano anterior. O crescimento foi de 64%. Durante a data, o número de pedidos cresceu em média 49%, se comparado à semana anterior. O tíquete médio também teve alta de 10%, ficando em R$ 376. A categoria “Telefonia/ Celulares” ficou em primeiro lugar em faturamento, com 20%, acompanhada por “Eletrodomésticos” (17%), “Eletrônicos em geral” (15%), “Moda” (14%) e “Informática” (11%), respectivamente. Mais de 500 lojas participaram do evento. Houveram inclusive casos em que os descontos alcançaram a faixa dos 80%. O Dia do Consumidor Brasil foi instituído a partir deste ano pelo Buscapé, que investiu R$ 15 milhões, a maior parte em publicidade, com o objetivo de incluir mais uma data sazonal no calendário nacional de compras e convocar os brasileiros a aproveitarem os descontos oferecidos no comércio eletrônico. O Dia do Consumidor, data reconhecida pela ONU, é comemorado no dia 15 de março e foi criado para lembrar os direitos de quem compra. A ação do Buscapé se repetirá anualmente e será sempre na quarta-feira, após, ou, no próprio dia 15 de março. Se você esta lendo este artigo na data da publicação, já é hora de se preparar para 2015.2- Dia das Mães
O Dia das Mães movimentou R$ 1,6 bilhão para o setor, o que representa um crescimento nominal de 51%, em relação ao período no ano anterior. Do dia 26 de abril de 2014 até o dia 10 de maio de 2014, foram feitos 4,5 milhões de pedidos pela internet. O tíquete médio ficou em R$ 355. As categorias mais vendidas foram “Moda & Acessórios” (41%), “Eletrodomésticos” (27%), “Cosméticos e Perfumaria/ Cuidados Pessoais/ Saúde” (23%), “Telefonia & Celulares” (17%) e “Informática” (14%), respectivamente. Os números positivos do varejo online também indicam que, apesar do cenário de baixa confiança na economia, as melhores condições de compra e os preços mais baixos praticados no comércio eletrônico atraem os consumidores. As vendas do e-commerce brasileiro no primeiro trimestre desse ano cresceram aproximadamente 30%, se comparadas ao mesmo período de 2013. Esse crescimento é maior que o projetado para todo o ano de 2014, de 20%.3- Dia dos Namorados
O comércio eletrônico segue com a tendência de crescimento em datas sazonais do calendário brasileiro. No Dia dos Namorados, o faturamento atingiu R$ 1,38 bilhão, superando em 3% a previsão da E-bit em levantamento realizado entre os dias 28 de maio a 11 de junho. Os resultados representam também um crescimento nominal de 38% em relação às vendas obtidas em 2013. Segundo o estudo, foram realizados 3,9 milhões de pedidos, e o tíquete médio foi de R$ 357. Mesmo com tantas ofertas de produtos, promoções e opções de lojas à disposição do e-consumidor, o valor médio manteve-se elevado com a contribuição das vendas de aparelhos eletrônicos como smartphones e televisores, que foram muito procurados com a proximidade da Copa do Mundo. O Dia dos Namorados representa a terceira data sazonal mais importante para o varejo digital brasileiro, depois de Natal e Dia das Mães. As categorias mais vendidas seguem sendo as tradicionais “Moda & Acessórios”, “Cosméticos e Perfumaria” e “Eletrônicos”, respectivamente.4- Fechamento do primeiro semestre de 2014
O E-commerce brasileiro fechou o primeiro semestre de 2014 com um faturamento de R$ 16,06 bilhões segundo a E-bit, superando o mesmo período em 2013 (quando vendeu R$ 12,74 bilhões), e registrando crescimento nominal de 26% no setor. O crescimento do faturamento das lojas virtuais foi mais significativo no primeiro trimestre do ano, sendo 29% superior ao mesmo período de 2013. Já no segundo trimestre o crescimento do tíquete médio sustentou o crescimento do faturamento. No mês de junho deste ano, houve queda de volume de pedidos em relação a junho de 2013. Clique aqui e confira o relatório Webshoppers5- Dia das Crianças
Dentre as categorias com maiores volumes de vendas no período que precedeu a data estão Cosméticos e Perfumaria/Saúde, seguida de Moda e Acessórios e Eletrodomésticos. O faturamento do setor no período atingiu R$ 1,34 bilhão. O Dia das Crianças trouxe um resultado além do esperado para o e-commerce brasileiro. Segundo a E-bit, a data movimentou R$ 1,34 bilhão, o que representa um crescimento nominal de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o faturamento chegou a R$ 1,15 bilhão. No período de 28 de setembro até 11 de outubro foram feitos 3,97 milhões de pedidos pela Internet. O tíquete médio dos e-consumidores, porém, ficou um pouco abaixo, em R$ 338 (ante R$ 394 em 2013). A categoria que mais vendeu foi “Cosméticos e Perfumaria/Saúde” (16%), seguida de “Moda e Acessórios” (14%), “Eletrodomésticos” (10%), “Telefonia/Celulares” (8%) e “Informática” (7%), completando o ranking das cinco primeiras (veja o quadro completo abaixo). Neste ano, o Dia das Crianças apresentou um crescimento de 2 pontos percentuais acima da estimativa inicial, porém ficou aquém do potencial de anos anterior. Entenda melhor o ranking da data: Ranking Categorias Participação em Volume de Pedidos 1º Cosméticos e Perfumaria / Saúde | 16% 2º Moda e Acessórios | 14% 3º Eletrodomésticos | 10% 4º Telefonia / Celulares | 8% 5º Informática | 7% 6º Livros / Assinaturas e Revistas | 7% 7º Casa e Decoração | 7% 8º Brinquedos e Games | 6% 9º Eletrônicos | 5% 10º Esporte e Lazer | 4%6- BlackFriday 2014
Foram registrados mais de 2 milhões de pedidos na Black Friday 2014. Na busca pela melhores ofertas, usuários aumentam em quase 500% acessos ao site do Buscapé. As ofertas atraíram 1,2 milhão de consumidores em todo o País, sendo que 18% desse público realizaram sua primeira compra online A Black Friday deste ano no Brasil resultou num faturamento de R$ 1,16 bilhão, o que representa um crescimento nominal de 51% em relação a 2013. A informação é da E-bit e refere-se às vendas realizadas somente na sexta-feira (28). Se formos considerar também as compras efetuadas na véspera, o valor chega a R$ 1,4 bilhão, 51% maior que o ano anterior, já que muitas das ofertas estavam no ar desde quinta-feira, ação que atraiu muitos consumidores por antecipação. Os pedidos da sexta-feira chegaram a 2,2 milhões com o tíquete médio de R$ 522 – um crescimento de 32% em relação à última edição. A elevação do tíquete médio foi reflexo do aumento da confiança na data pelo consumidor e a possibilidade de efetuar bons negócios e economizar, muitas vezes para antecipar as compras de Natal”. As ofertas atraíram o total de 1,2 milhão de consumidores únicos, sendo que 18% deles aproveitaram o momento e realizaram sua primeira compra pela Internet. As categorias que mais venderam no dia da Black Friday foram Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos.Considerando as datas mencionadas acima, acreditamos que 2015 será um ano de novos recordes. Sua loja esta preparada para isso?
Tags:2014, ecommerce, plataforma de e-commerce, tendencias
Trackback do seu site.